Informações e infra-estrutura do município:
Limites do município.
Topografia.
Zoneamento e densidade demográfica.
Distribuição da malha viária.
Localização dos equipamentos públicos, sua destinação e condições de utilização.
Quais as secretarias da prefeitura que possuem pessoal especializado para trabalhar em situações desta natureza, bem como qual seu efetivo, viaturas, equipamentos / armamentos e instalações.
Quais as instituições públicas estaduais ou federais existentes no município que também possam trabalhar em situações desta natureza, bem como qual seu efetivo, viaturas, equipamentos / armamentos e instalações.
Quais as condições do município, quanto ao abastecimento de água, energia elétrica, número de hospitais e meios de locomoção, (ônibus urbano, terminal intermunicipal, porto, aeroporto, etc.).
Informações sobre riscos reais ou potenciais:
Quais os tipos de riscos existentes.
Quais os locais mais prováveis, onde possam acontecer situações de acordo com cada tipo de risco citado.
Manutenção de uma fiscalização preventiva e coleta de informações, visando tanto os locais quanto situações propícias para o acontecimento de calamidades.
Plano de ação:
Constatação da situação de calamidade.
Mobilização dos membros do Gabinete de Gestão Integrada do Município.
Determinação de um local para funcionar como Gabinete de Gerenciamento da Crise.
Mobilizar as equipes em condições para o atendimento imediato as vítimas.
Deslocar estas equipes, o mais rápido possível para o local e estabelecer imediatamente uma Base de Operações no local da crise.
Determinar um plano de ação para o atendimento às vítimas, além dos locais destinados para remoção de mortos, feridos, desalojados e desabrigados.
Manter livres os trajetos para estes locais.
Providenciar a logística necessária para um período mínimo de 05 dias, podendo este prazo ser renovado indefinidamente, até o final da situação.
Fazer avaliações periódicas da situação e iniciar imediatamente a elaboração de um plano de ação para o restabelecimento de uma situação de normalidade.
Osvaldo Zuim Junior.
Guarda Municipal de Jundiaí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário