terça-feira, 28 de junho de 2016

PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DO GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA GUARDA MUNICIPAL

Atribuições

Realizar o patrulhamento, bem como ações de presença, em locais prioritários para segurança do município.

Apoiar outras viaturas da Guarda Municipal, ou de outros Órgãos de Segurança, sempre que solicitado ao Comando da Guarda Municipal.

Realizar o patrulhamento, bem como ações de presença, durante festas e eventos que estejam acontecendo na cidade, mediante a utilização de Bens, Serviços e Instalações do Município.

Subsidiar as ações da Guarda Municipal durante situações de crise.

Atuar em conjunto com outros Órgãos de Segurança e de acordo com as atribuições constitucionais previstas, para auxiliar na manutenção da Ordem Pública, dentro do que for competência das Guardas Municipais.

Estrutura de Comando e Subordinação

O Comando do Grupo de Operações Especiais da Guarda Municipal ficará a cargo do Comando da Guarda Municipal, (Comandante e Subcomandante), devidamente assessorados pelos Chefes da Divisão Administrativa, Divisão Operacional e Canil.

O Grupo de Operações Especiais contará ainda com uma equipe técnica, formada por Integrantes da Coordenadoria de Instrução e Formação, Seção de Armamento Munição e Tiro, Seção de Manutenção, Setor de Finanças e Convênios e Setor de Inteligência.

Treinamento operacional

Ficará a cargo de uma equipe formada por Instrutores Operacionais, com as seguintes atribuições:

Auxiliar na elaboração de normas e regulamentos, com o objetivo de padronizar as ações na área operacional referentes às atribuições do Grupo de Operações Especiais, em conjunto com a Coordenadoria de Instrução e Formação.

Ministrar cursos de formação para Guardas Municipais que venham a integrar as equipes do Apoio Tático, bem como ministrar cursos de requalificação para os atuais integrantes.

Prestar serviços de assessoria técnica para o Comando da Guarda Municipal, Inspetores e Subinspetores, em questões relacionadas a ações na área operacional referentes às atribuições do Grupo de Operações Especiais.

Cuidar da limpeza e conservação de todo material e armamento não letal destinado ao Controle de Tumultos, em conjunto com a Seção de Armamento Munição e Tiro.

Cuidar da limpeza e manutenção de viaturas e instalações ou espaços destinados ao uso do Grupo de Controle de Tumultos, em conjunto com a Seção de Manutenção.

Efetivo do Grupo de Operações Especiais

Será composto pelas seguintes Equipes:

Apoio Tático.
Grupo de Controle de Tumultos, (composto por efetivo a ser mobilizado sempre que necessário).
Canil.

Efetivo do Grupo de Controle de Tumultos

Será composto por 01 Comandante e 04 auxiliares, (apoio logístico, gerenciamento de informações, apoio jurídico, e assessoria de imprensa) e mais 03 equipes, cada uma com 15 integrantes, sendo:

01 Comandante de Equipe.
09 Escudeiros.
03 Atiradores, (02 Atiradores a cargo dos disparos com munições de elastômero, e 01 Atirador a cargo dos disparos com munições de lacrimogêneo).
01 Granadeiro.
01 Socorrista.

Totalizando 50 integrantes.
Osvaldo Zuim Junior
Guardas Municipal de Jundiaí

Nenhum comentário: